domingo, setembro 24, 2006

Consumir de preferência antes de..

Bom dia... Vim só desejar um bom fim de semana, uma boa semana de trabalho e já agora um Feliz Natal, porque o Natal é sempre que o homem quiser e a mulher deixar. Ademas (como dizem nuestros hermanos)... eu abomino o Natal, toda a época natalícia e outras festividades que tais por isso estou-me completamente nas tintas... E isto porquê, a "estas horas" do ano? Porque a sociedade de consumo e o espírito capitalista (pareço o CC - Carlos Carvalhas) domina as nossas tristes existências e de há uns anos para cá o "natal" começa logo após as compras para a rentrée escolar e só acaba depois dos três reis "magros" darem o peido mestre. E assim, ininterruptamente e durante três meses (ou mais) somos bombardeados por anúncios especialmente talhados para fazer lembrar as filhós e o bolo rei.
E depois... mal acaba o Natal... pimbas! Lá vem o dia dos namorados com os ridiculos ursinhos de peluche e a decoração aos corações , como se o AMOR com A se comprasse embalado com fitas e lacinhos... caganças... ah e não esquecer do Carnaval e a porra das fatiotas... e hoje em dia já não há criança que se preze que queira vestir-se com o que se arranja lá por casa ou vestir o mesmo fato dois anos seguidos... Não!! Que horror!!! O que é que os meus colegas vão dizer de mim na escola!!!
Bem, recuperados de mais estas festarolas, mal temos tempo de respirar fundo... e TOMA!!! coelhinhos da páscoa (esta dos coelhos porem ovos ainda não consegui ultrapassar, acho que devo ter ficado traumatizada) e galinhas chocas e ovos de chocolate e arrobas de amêndoas e folares e pão de ló e o diabo a sete, tudo porque dizem as más línguas JC (Jesus cristo) morreu na sexta feira santa e ressuscitou três dias depois, por assim dizer, no sábado da aleluia... Ora... temos aqui um problemazito de matemática, não? Parece que afinal a culpa não é dos professores... a culpa do insucesso da matemática...
Bom, e isto já para não falar do dia do Pai, do dia da Mãe, do dia da Criança, do recentemente criado dia dos Avós (sim em Julho na havia datas a comemorar dentro desse género e os gajos das lojas pensaram: eh pá temos que arranjar uma maneira de despachar os monos acumulados durante o primeiro semestre, e assim surgiu o dia dos avós)... e o dia das bruxas... Quem lhes metesse a todos uma abóbora na cabeça e uma vela no cagueiro a todos... pai natal e coelhinho rabeta inclusive (sim, que um coelho que põe ovos só pode ser maricas)...
E assim me despeço... divirtam-se e comecem a fazer a lista de compras para o natal... ninguém disse que o natal na pode ser a 5 de Outubro... se é quando um homem quiser... ora bolas!!!

41 comentários:

Anónimo disse...

Sócia tá demais!!!

Estendo-me e rebolo-me aos teus pés, melhor que isto não conheço...
eheheh continua assim com esse teu espirito critico...

Sócio

Anónimo disse...

Boa noite

realmente vivemos numa sociedade de consumo, onde consumimos e somos consumidos de todas a maneira e feitio.

esqueçes-te das festas de despedidas de solteiro, que agora são substituidas pelas festas de divorcio, nova moda lololol

jinhos ao dois
Sacerdotisa

Anónimo disse...

parabéns,,,,,nao sabia deste blog,mas quem passa pelo jardim fica asaber tudo de ti ó beja.

Anónimo disse...

por favor,deixa que o natal seja mesmo so uma vez,porque assim é vivido com mais intensidade,e para muitas pessoas começa acontagem decrescente da vida e anseiam um natal de verdade,uma festa onde todos estão presentes e quiçã será a última.

ÞrincessFaßiana disse...

Demais!! Simplesmente gargalhando a conta do coelhinho rabeta e sem palavras llloooooooooooooooooooooooooooooooooooolll

vcs sao o maximo jinhos

Anónimo disse...

Agradeço as mensagens, mas agradecia ke assinassem é que fico sem saber quem escreve as mensagens :)))
Obrigado

Sócio

Anónimo disse...

a vida é mesmo uma treta.
felicidades para vocês dois.
tudo não passa de palavras

muitoatento disse...

Já comentei "ao vivo", portanto....
Fica o beijinho

Anónimo disse...

Ah! Se o poeta adormece
O mundo esquece
Que o homem existe,
O sonho então acaba
Mais triste que o nada!

Treta de Vida disse...

ãh??? os poetas na dormem, descansam as bistinhas...
(disse a sócia)

Anónimo disse...

fala-se,fala,se ,critica-se mas na hora H todos fazem igual é iso que aborrece.SOMOS TODOS FARINHA DO MESMO SACO

Treta de Vida disse...

anónimo ...sim e não! entro sempre em depressão na quadra natalícia, não comemoro a páscoa , nem dia dos namorados...no dia da mãe e do pai o presente é o trabalho ke ele faz na escola...dia dos avós nem sei ao certo ke dia é...e dia das bruxas recuso.me a "comemorar"; Por outro lado , na escola faço com os neninos todas as paneleirices alusivas ao natal e à páscoa...ossos do ofício!

(respondeu a sócia)

Anónimo disse...

chama paneleirices ás coisas que fazem no natal?
Pense bem
as crianças fazem com tanto gosto.
enfim....

Anónimo disse...

Se calhar era melhor ocupar-se o tempo em aprender coisas úteis, que andar a brincar às escolas para que essas crianças tivessem mais gosto pela matemática e pelo português, mas enfim se têm pais com este tipo de mentalidade, estaremos sempre na cauda da Europa, mas se calhar merecemos mesmo ser do 3º mundo.
Estude-se mais de deixe-se de brincar às escolas....

Sócio

Anónimo disse...

brincar ás escolas? a escola não é só para aprender a matemática.as quadras natalicias etc.fazem parte da vida,das tradiºões de um povo.Já pensou que se nao fosse a escola comemorar há crianças que de tão pobres nem sabiam que era natal.....ISTO É CULTURA.....e faz parte do ensino

Anónimo disse...

eu queria ver era professores com tomates para dizerem:
Não faço isto com os meninos porque esta não é a minha filosofia de vida.
TRETAS é só garganta ,fazem-no como já foi aqui dito e grave,fazem porque são ossos do ofício,é por isso que temos os alunos que temos.numa escola há tempo para ensino e tempo para actividades lúdicas e mais:
RESPEITEM A CULTURA DO POVO PORTUGUÊS

Anónimo disse...

ai este assunto é tão polémico e ainda por cima alguém ligado ao ensino falar que trabalha na cultura de um povo por ser ossos do ofício .Filho meu nao seria aluno duma pessoa assim,por isso que vem aí a lei dos pais escolherem as escolas dos filhos.

Anónimo disse...

Tadinhos!!!! Sabem o que é o Natal e nem sabem quem foi o 1º Rei de Portugal, tanta cultura comercial e pouca cultura acerca do País onde nasceram e vivem...
realmente as Barbies e as Playstations são mesmo importantes...

Sócio

Treta de Vida disse...

Queira ou não queira..Natal tem conotações religiosas...queira ou não queira...no Natal lembra-se aos tais meninos "que de tão pobres..etc etc etc", que de facto eles são muito pobres...E então..o que é que recebeste no Natal?? é disparatado, vulgarizado e quase um ritual...E com esta história de enfeitar as janelinhas e as paredes com pais natais e anjinhos ...o mês de Dezembro em termos de produtividade..foi-se!!E depois chega-se a Maio e dá-se o que falta da programação a correr ...Claro que a escola não é só matemática e Português, mas a verdade é que o insucesso nessas áreas é grande!!!Tanto o é que foi legislado agorinha mesmo um "horário" dando primazia a essas áreas...O que vale é que todos os outros profissionais de outras áreas desempenham o seu ofício por puro gosto e não apenas porque tem de ser...Façamos todos o presépio, mesmo que os meninos ao fim do 4º ano nem saibam escrever a palavra!

(A tal sócia)
Ah..já agora...repetindo o pedido do meu sócio...identifiquem-se!

Treta de Vida disse...

Ah...mas como alguém se referiu à cultura portuguesa..cultura portuguesa são pais natais e coelhinhos da páscoa??? Não!!! CULTURA PORTUGUESA é o dia do Bolinho, (aqui na minha terra é), o s. Martinho, o Dia da Espiga..isso sim! E aí sim..concordo que os meninos, vivam as experiências..sim, emporcalho.me toda em farinha e faço os bolinhos com eles, (se tiver onde cozer), faço o magusto ou a castanhada, e se conseguir autorização e tiver onde, vou com os meninos apanhar a espiga... Cultura é os meninos pedirem aos avós e aos papás provérbios que eles conheçam, quadras e histórias..e contá.las na sala de aula...e porque não, agora que temos meninos de outras nacionalidades, cada vez mais, trocar?? Sei lá , é só uma opinião. Ah já agora...alguns meninos não fazem os pais natais assim com tanto gosto...Mas se calhar o tal natal(o outro) esteve lá qdo fizemos a peça de teatro com um texto a gozar com o pai natal e acabámos o primeiro período com os meninos e as famílias (pais e avós) todas na escola...em convívio...

Anónimo disse...

admita que a estamos numa escola democrática e respeite-a ,senao abandone aprofissao

Anónimo disse...

Se os professores tivessem capacidades para ensinar o português ea matemática nao tinhamos este insucesso? Ou a culpa é dos pais? E principalmente os primários.
TENHO DITO

Anónimo disse...

Claro que a culpa é dos Pais, se este País está mal quem hão-de ser os culpados? Quem vota nos incompetentes que nos governam e contractam os professores que ensinam aos alunos, quem se está borrifando se o filho não sabe executar os trabalhos de casa e não é capaz de o ajudá-lo a fazer, quem acha que o professor é que deve ensinar o filho, quem faz os trabalhos de casa ao filho e não o ensina a fazer para que da proxima vez ele o saiba fazer sozinho????

Sócio

Treta de Vida disse...

Sim...estamos...e num estado leigo, não?? qq dia é melhor celebrarmos tb o ramadão...Oh homem (ou mulher)...cada um tem a opinião que tem e eu tenho todo o respeito pela opinião dos outros, o que não me impede de achar essas celebrações ridiculas! certo?? Ou no seu conceito de sociedade/escola democrática as minorias não têm direito de se exprimir...é por a respeitar que eu alinho nessa de fazer as decorações alusivas à época...agora ninguém me pode obrigar a gostar, compreende???

Anónimo disse...

Já para não dizer que isso do Natal é uma invenção cristã baseada num episódio que ninguem sabe se existiu ou não, tudo o que seja celebrações religiosas simplesmente abomino, como dizia Karl Marx, a religião é o ópio dos povos.
E o mal que existe no mundo em que vivemos é tudo fruto de pessoas estúpidas escudadas atrás de religiões.
Viva a liberdade de pensamento...

Sócio

Treta de Vida disse...

A culpa é dos professores que nem sempre estarão o melhor preparados possível, a culpa é dos alunos que poucas vezes se aplicam, a culpa é dos pais que querem a qq custo que os meninos passem de ano, a culpa é do sistema que quer é pouco insucesso (=retenções) independentemente da qualidade do sucesso alcançado...e a culpa é dos pais que querem é os meninos em casa depois do ATL com os trabalhos feitos e nem vêem o que eles andam a aprender...a culpa é de qq coisa que permite que os meninos não possam ficar sem intervalo porque não lhes apeteceu fazer os tpc ou porque estiveram na molenguice e não terminaram o trabalho...a culpa é termos turmas de 25 alunos e muitas vezes insubordinados....somos todos culpados...não há inocentes...E enqto isto for uma guerra entre pais e professores em vez de ser trabalho de equipa continuará a ser assim...

Anónimo disse...

espere lá , os pais é que devem ensinar os filhos? então para que pagamos tanto dinheiro aos professores? Não é para ensinar?

eheeehhhhhhhhehehhehhhhh

Treta de Vida disse...

Eu acho que o sócio queria dizer "acompanhar", e sim, os pais tb têm obrigaçao de ensinar...boas maneiras e alguns...

Anónimo disse...

pronto já percebi,o sócio diz,a sócia discorda e corrige.
Mas ele não é livre para opiniar?
ass:eu

Treta de Vida disse...

ãh???? Eu não corrigi...só disse o que eu supus que ele queria dizer...obviamente que ele, como qualquer outra pessoa é livre de opinar...

Anónimo disse...

Ena finalmente o anónimo assinou nem que seja com um "eu"...
Ahhh já agora a sua professora primária deve-lhe ter ensinado que não se diz opiniar, mas sim opinar...
Mais uma coisa: tudo o que sei, apesar de não ser muito devo-o não só aos meus variados professores que tive ao longo da minha vida, mas devo e sim muito aos meus pais que sempre se esforçaram por me ensinar, talvez tenha tido a sorte de ter pais que sabiam e se esforçavam por ensinar.

PS: Só por informação para que não digam que haja quem tenha a sorte de ter pais com formação académica, os meus apenas têm a antiga 4ª classe...

Anónimo disse...

ok ok o teclado atraiçoou-me e meteu mais um "i".
Ainda bem que reconhece o mérito dos seus pais,claro que antigamente os professores eram muito mais profissionais,porque trabalhavam por gosto e não pelo chorudo ordenado que recebem agora.Lamento os de hoje fazerem as coisas apenas pelos ossos do oficio.

ass: eu

Anónimo disse...

Se os professores nao tivessem 2 meses de férias,se nao ganhassem tanto dinheiro pela poucas horas que trabalham( tanbém temos bons professoes),bom,agora sempre trabalham mais,se nao tivessem facilidade de faltarem,aí sim talvez a nossa juventude estivesse com outra cultura.

EU não tive oportunidade de estudar,porque os maus pais nao tinham dinheiro,o pouco que sei aprendi com a vida e ás minhas custas.
ass: eu

Anónimo disse...

ehehhhehhehhe

agora ficou com erros ortográficos,juro que foi traição do teclado.
ass: eu

Anónimo disse...

O post sobre os meus pais fui eu que escrevi...

Ass: Sócio

Apenas para que não haja confusão

Não sei quantos meses de férias têm os professores, porque não o sou, mas poderíamos também argumentar que os juízes como têm também 2 meses de férias, isso faz que a justiça esteja como está, mas quando deixaremos de criticar as classes profissionais e passamos a criticar os des(governantes) que elegemos e nos exploram cada vez mais, entregando-nos ao Capitalismo Selvagem, fazendo-nos cada vez mais egoístas e menos solidários e entregando-nos uns contra os outros, enquanto eles nos delapidam afim de encherem os bolsos deles e de amigos.

Leia-se "Belmiros, Amorins, etc... etc...

Sempre que é preciso desviar atenções há sempre alguma notícia nova que nos distraem ou então uma novela.

Sócio

Treta de Vida disse...

O seu problema foi eu ter dito que fazia as tretas alusivas ao natal por ser quase obrigada a...Os professores de antes eram mais profissionais. Talvez. E os alunos também eram mais disciplinados. A professora levantava a voz e encolhiam-se todos...agora bem posso esmifrar-me toda a gritar que a maior parte deles não estão nem aí...E as professoras de antes como você diz , se o aluno não sabia reprovava, um ano, dois ou trÊs...agora vá lá dizer aos paizinhos que o menino vai reprovar pela segunda vez...e o paizinho pode recusar.E, alguns chegam até a ameaçar o professor...

Treta de Vida disse...

Ah...só algumas correcções..os professores não têm dois meses de férias...os professores só podem tirar férias de 15 de Julho a 31 de Agosto , porque caso não saiba dia 1 de Setembro têm de estar nas escolas. Agora conte lá no meio os 25 dias úteis que a funçao pública tem direito e veja se é assim tanto...Depois, a facilidade em faltar...hum hum...é capaz de ser verdade...mas os professores tb são pais e mães (eu sou), não são EXCLUSIVAMENTE professores ..e se o meu filho adoece..ou eu...são os pais dos meus alunos que vêm tomar conta dele???

Anónimo disse...

pois é se faltassem só pela doença,o pior é que muitos faltam para fazerem mini-férias nas caraíbas e não são tão poucos...
Se um trabalhador privado fizesse isso ,vinha pró olho da rua em 2 tempos,mas a classe previligiada não.
SEi aquilo que digo...

Treta de Vida disse...

Eu tb sei o que digo ...E nunca fui às Caraíbas qto mais fazer mini férias...O que lhe digo é que comem todos pela mesma tabela, os que cumprem e os que não cumprem e isso sim, está errado...E isso de agora irmos ser obrigados a trabalhar mais é duvidoso..Mas se eu puder ficar na escola a preparar as aulas e puder tirar na escola as fotocópias que normalmente pago do meu bolso, fixe!!!

Anónimo disse...

Boa tarde
Realmente este blog está cada vez melhor, de um tema passa para outro o que o torna interessante.
Lamento que se por uns paguem outros que de uma parte pague toda
Como em todo o lado existem bons e maus profissionais, pessoas com carácter e sem ele.
A verdade é que e educação começa no dia que uma criança nasce até ao dia em que morre e que o chamado “chá” (boas maneiras) devem ser dadas em casa.
Para muitos pais os professores / educadores estão lá são pagos por isso que os eduquem, mas esquecem que eles próprios não têm essa educação, falar mal a frente dos filhos é normal, se a professora castiga o menino é uma p*** uma v*** e isto é dito a frente do menino como é que esta criança que ouve isto vai ter educação como vai ser em adolescente? Que tipo de adulto vai ser?
Senhores e Senhoras a educação começa no dia em que nascem e não culpem sempre o corpo docente pensem se sempre deram a vossa criança o tal “chá” de casa.
Sacerdotis@

Anónimo disse...

Ora bem
DEDICO estes comentários ao SR/A EU...

Bem acho que o SR/A anda ou frustrado/a com os profes ou com problemas gástricos ( tanto azedume que transborda pra cá do ecrã ).
Pois bem então Natal, Pascoa, etc etc.
Só balelas...
Com certeza também deve pertencer ao sector privado mas se calhar deve pertencer aos grupo dos "previligiados", e não grama a trabalhar feriados, natal, passagem de ano, páscoa e enfim esses diazitos que são para estar de papo pró ar.
Ah não concorda que os professores faltem mas qdo é com o SR DR com quem marcou marcou consulta há quase 1 ano( pq fez umas horas extra tipo 2 minutos por paciente,e pq os 10000 Euros que vai receber é para dar de entrada para o BMW novo que vai oferecer no Natal ao filho) já não comenta, já que gosta tanto de expandir o tema principal?

Em relação ás criancinhas e as festividades........................................SUSPENSE.............................Só querem prendas, ACORDE!!!!!!!!!!!!

Na escola até é giro em vez de andar a estudar o que realmente importa é andar a labutar, criar e até fazer qualquer coisa gira para levar para casa.

Em relação aos Pobres que fala, pois bem como não levam uma vida fácil acho que devem ficar com uma neura com as festivides, tipo chegam à escola e os amigos:
" É pá recebi um telémovel, uma PS portable, um ovo de chocolate do meu tamanho, o meu avô deu-me 50 Euos, etc, etc, Esta é a realidade, agora fazer dos professores Bodes espiatórios das porcarias que se passam neste país é que não dá, não são isentos mas não vamos abusar....

E quando faltam não vamos ser cínicos o problema que se levanta não é o ensino mas sim "Onde vou deixar o meu filho??? Chiça no ATL é uma pipa só por umas horas -RAIO do Professor?????"

La Borrega