segunda-feira, dezembro 04, 2006

Obesidade e anorexia - O outro lado do espelho




A obesidade é um problema do nosso século. No outro extremo da linha... a anorexia. O dificil está em encontrar e manter o peso ideal. Não por motivos estéticos, mas por motivos de saúde.
Eu tenho tendência para a obesidade, assumo-o, sei os perigos que corro. No entanto acho fundamental que se aprenda a aceitar e a respeitar as pessoas como são. Até porque o desprezo por si mesma e a baixa auto-estima agravam o problema quer para um, quer para o outro prato da balança. Sei que quando fico nervosa, triste ou deprimida me apetece devorar meio mundo.
É sabido que a falta de auto estima leva cada vez mais adolescentes a deixar praticamente de comer. As revistas, a tv e o mundo da moda contribui grandemente para este facto. Não se vêem pessoas normais nas revistas, vêem-se normalmente supermodelos, extra magras. Modelos essas consideradas modelo de beleza.
Não estou a defender o excesso de peso. Sei que não é saudável e sei que para a maior parte das pessoas é um factor de descriminação. Mas temos de aprender a ver os outros por dentro, a pessoa que há neles.
E nós... gordinhos deste país (odeio que digam : não és gorda, és forte, grrrr)... temos de olhar mais pra nós... tentar perder peso pela nossa saúde, sim... mas e porque isso não acontece de um dia para o outro... e porque se calhar muitos como eu... adoram comer... nós somos pessoas... temos atributos também...
e depois... vendo estas fotos... somos ou não somos lindas e fofas (os)??

4 comentários:

Anónimo disse...

Xii!! Tadinhas poças!! Esqueletos autenticos, ao que chegou o conceito da elegancia, eu própria já fiz dieta por uma questão de saude e tambem confesso que tb porque me sinto melhor mais magra, mas sem exageros, até porque das coisas k mais gosto é de comer, e tambem tenho tendência em ir pro lado do cheínho por isso as vezes tenho k por um travão, mas devemos estar é como nos sintamos bem, e não como achamos que os outros acham que estamos bem. Beijitos:-))*******

Anónimo disse...

Mas é claro que sim! Gordas, fortes, cheiinhas, reboludinhas :), chamem-lhe o que quiserem: é bem melhor do que ser absolutamente esquelética!
(E se comer é um prazer - e eu que o diga, apesar de não ser gordinha - então deixemo-nos levar por ele! Sem exageros, é claro.)
Bjs***

Anónimo disse...

Bem, depois disto só me resta dizer: "Biba os Lindos e Fofos".
è complicado olhar-mos para uma pessoa neste estado e tê-la com um exemplo de beleza, ela não é bela com certeza!!!.
sim, tb adoro comer.Uma francesinha, aiiii um sarrabulho, ou um cozidito à portuguesa, ok, tudo coisas de poucas calorias.
Por outro lado penso que normalmente a boa disposição está aliada aos mais cheínhos (as), sim normalmente são bem dispostos(as), costumam ter uma pele mais bonita, ok, tudo se quer no meio termo, mas...são bem mais bonitas as cheínhas do que as esqueléticas.
Bem, depois temos o lado da saúde, esse sim é importante,tem de se ter isso em conta!!!
Senão façam como eu que ia correr 1 hora e depois sentava-me a comer uma francesinha e a beber uma ou duas bejecas para compensar.pois está visto que não chguei a lado nenhum.
Mas sim sinto-me bem assim lindo e fofo e adoro tb as lindas e fofas.
Um beijo grande para a linda e fofa deste blog (sócia), e lá está, um abraço para o outro lindo e fofo (sócio)e tb para todos(as) os Lindos(as) e fofos(as) que vão comentando estas coisas.
Rabo de Palha

sacerdotisa_alada disse...

eu sou gordinha, tem dias que agradecia uns kilos a menos, mas depois aparece a fome e lá vou eu.
Por isso gordinha ou fofinha ou cheiinha ou para o forte, olha sou eu mesmo e quem não gosta, azar o dele.
beijinhosssssssss