terça-feira, fevereiro 20, 2007

O ENTRUDO

Quando eu era "piquena" na minha aldeia, ao Carnaval chamava-se Entrudo, e os mascarados eram os Entrudeiros...
Resolvi ir consultar a Wikipédia sobre o assunto:
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de Entrudo.

Já na Idade Média, costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genéricamente de "entrudos".

A denominação genérica de Entrudo, entretanto, engloba toda uma variedade de brincadeiras dispersas no tempo e no espaço. Aquilo que a maioria das obras descreve como Entrudo, é apenas a forma que essas brincadeiras adquiriram a partir de finais do século XVIII na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo aí, a brincadeira não se resumia a uma única forma. Havia, na verdade vários tipos de diversões que se modificavam de acordo com o local e com os grupos sociais envolvidos.

Eu pessoalmente não acho grande piada ao Carnaval, é mais uma data no calendário, mais um feriado. Os miúdos gostam, o meu filho quis ir de Spyder Man. Eles fazem a festa, deitam os foguetes e apanham as canas.
Eu acho que vou mascarar-me de eu mesma, porque passamos o ano a representar reles imitações de nós mesmos... ou estarei enganada???

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu gosto pla alegria e por muitos só conseguirem mostrar nessa altura komo na verdade são...