sábado, novembro 11, 2006

Ainda ...o Natal (!!!!)

É quase Natal outra vez.
O meu filho lembra-mo, os meus alunos lembram-mo, como se não bastasse a azáfama nas lojas e hipermercados (todos a fazerem compras como se não houvesse amanhã).
Mais uma vez, disfarçam-se com fitas e laços a emoções que não se sentem, escondem-se as mágoas com papel de embrulho e por 24h fingimos estar tudo bem. Na onda das compras até eu me deixo ir. Gosto de comprar, sinto que tenho vindo a desenvolver em mim uma certa onda consumista. Gosto de dar, talvez mais do que de receber. Ofereço com prazer.
Há já anos que sinto uma enorme nostalgia após a abertura dos presentes. Será por parecer que é esse o ponto alto da noite?
O meu Natal, o Natal da minha infância nunca foi (tal como o de muita gente) o Natal festivo, brilhante e show_ótico (eheh inventei um neologismo) em larga escala, que se vê na tv e se apregoa, hoje por toda a parte.
Era o Natal do menino Jesus (pois, filho de uma virgem, mas isso são outros quinhentos), dos sapatinhos na chaminé, de deitar mais tarde, da consoada, noite de bacalhau para grandes e pequenos; noite de fazer filhós pela noite dentro; noite de reunir a comunidade da aldeia, após a ceia (jantar dizia-se sempre ceia), à volta do cepo (fogueira feita geralmente no largo da capela).
Isto para dizer que o Natal de hoje para mim não é mais que "o barulho das luzes". Se calhar sou uma frustrada, por nunca ter tido o Natal que se apregoa que deve ser...
Mas o barulho das luzes disfarça... e encandeia... e ensurdece...


(A sócia)

4 comentários:

Só mesmo Ela disse...

Boa noite.
Comecei a ver o Natal de uma forma negociante. Infelizmente hoje tenho pena de não gostar de tal época, festejo-a de uma forma talvez diferente, e por causa da minha filha.

Beijo

Anónimo disse...

Pois é o Natal de hoje é uma porcaria.....

Quem não concorda que hoje em dia é só um consumismo desmesurado esquecendo assim os verdadeiros valores desta época???

E as noites frias em grande harmonia com toda a família, as piadas, as discussões entre nós os mais pequeninos????

Hoje é só uma soma de hipócrisia, em que até os mais pequenos já sabem o que vão receber 8 e querem )...e então não era suposto ser um dia de celebração à família ao amor e não os bens materiais????????

Jinhos
la _Borrega

Anónimo disse...

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Assim escreveu Ary dos Santos,e é sem duvida...Feliz dos que na sua meninice,acreditaram no Pai Natal,porque hoje,até as crianças nos exploram com os pedidos...a mentira caiu...e,assim se deu o apagão...da magia.Não troco presentes nesse dia...troco afectos,sorrisos,abraços...hoje,amanhã...e sempre.E como o Natal é quando um homem quiser...hoje...vos desejo...um Feliz Natal

Anónimo disse...

O Natal era lindo na minha infancia, simples, sem o consumismo de hj em dia, muito feliz. Hj em dia o Natal pra mim só significa tristeza , nada mais... Beijos